Pimenta Alecrim Palavra - Sonia Guzzi

MEU OUTRO BLOG - SONIA GUZZI
- Meu e-mail: soniaguzzi@hotmail.com

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Passos da Via Sacra, esculpida por Aleijadinho, em madeira cedro.


MUDANÇAS


Toda mudança carrega em si o eco do passado, com todos os ruídos, risos e dores.


Quando as mudanças são esperadas e desejadas iluminam nossa vida, abrindo através do filtro de nossa perspectiva uma alegria indizível, que tempera nossos dias com o perfume de todas possibilidades felizes, mesmo que saibamos que haverá também dias cinzentos e chuvosos, porque a vida é assim mesmo, com expansão e retração, mas esquecidos de nossa própria humanidade, inebriados, mergulhamos no nosso oceano pessoal de felicidade.


Mas não é sobre esta mudança que quero falar, mas sim daquela que nos alcança inesperadamente e com seus dedos agarram nossa vitalidade e dali retiram a vontade de ser feliz.


Nestes dias lutamos para levantar, comer e fazer a mais tola atividade exige um esforço absurdo. Lutamos intimamente para que aflore aquela pessoa que sabemos que somos, mas que escondeu-se na sombra do nosso medo.


São nos momentos dolorosos de ruptura e perda que muitas vezes questionamos o propósito da nossa vida e também é através destas perguntas que encontramos a nossa resposta pessoal para uma nova historia que se deixarmos será melhor porque teremos respeitado o ciclo de que tudo que nasce um dia morrerá, só não sabemos quando.


Muitos de nós certamente se fizer um pequeno esforço lembrará de alguém que repete exaustivamente a mesma história a muitos anos, evidenciando fatos, muitas vezes com muita mágoa, porque não procurou intimamente sua resposta e decididamente para a mesma pergunta haverá inúmeras soluções, segundo a nossa exigência de felicidade.


Todos poderemos encontrar um novo caminho, mas ele apenas poderá ser percebido no silencio do nosso coração. Naquele silêncio onde as portas e janelas se abrem e percebemos que poderemos mergulhar profundamente no mistério da nossa fé e nos reerguer plenos em confiança e gratidão, comungando generosamente com tudo que existe. Aí então estaremos prontos para iluminar nossa realidade, com um novo começo.










terça-feira, 11 de maio de 2010

Paixão

Paixão sem trégua,
Incondicional e pleno é seu poder,
Emoção intensa em memória esquecida.
Flama que cintila libertada.
Fagulha ardente...Encanto perigoso.
Desde a escolha intempestiva,
Manifestação sem limites,
Entregue ao torpor...
De um sonho ambicioso.

Curto é seu desígnio,
Promessa silenciada em noite tormentosa,
Triste sinal...
E o pranto que o olhar não alcança,
A dor que insiste em ficar,
A angústia corrói a alma
Sabendo que é inútil esperar.

quarta-feira, 5 de maio de 2010



Cenário particular


O clarão da aurora renascia

Depois de explorar meus cantos obscuros

Terra, palco amplo da existência!

Cenário particular...sonhos futuros.


Invólucro provisório da minha alma

A avançar sobre as pedras agudas do caminho

Ao escalar vertente...caloroso acolhimento me acalma

Folhas de outono caem serenamente no meu ninho.