O sol quente correu apressado assim que abri a porta de casa. Sentou-se no meio da sala, espalhando seus dedos pelas cortinas, almofadas e ainda num arroubo de atrevimento esgueirou-se pelas cadeiras. Naquele momento era tirano absoluto. Felizmente meu bom humor riu-se daquela invasão, e preferiu buscar a bebida quentinha na cozinha, onde o aroma de ervas já se espalhava convidando ao preparo do almoço.
Nem mesmo havia terminado de saborear o café, quando o pássaro Timóteo assoviou, bem ao lado do manjerição dependurado no parapeito da janela. Estiquei as mãos, onde ele imediatamente pulou com jeito ressabiado e traquina. Ele realmente é muito gracioso e arteiro. Gosta de provocar.
Uma paz pulsante, como um grande respiro de Deus, abraçou o meu lar. Fiquei quieta, com receio de perder aquele momento.
No quarto dos meus filhos, os quais, hoje adultos, independentes e moradores de outras casas, um burburinho fez-se ouvir. Eram as brincadeiras de suas infâncias. Entre palhaços, trem da alegria, brinquedo Atare, minhas crianças desfilavam seus olhinhos risonhos e joelhos ralados. No quarto do outro lado do corredor, que era onde meus pais ficavam quando nos visitavam, ouvi um leve ruído, e curiosa, rapidamente desci os dois degraus que o separa da cozinha. Surpresa e feliz revi os meus primeiros amores, confidenciando uma convivência de sessenta anos. Depois, na escrivaninha antiga, com perfume de meus antepassados, percebi meu marido absorto, entregue aos cuidados com a poupança desejada, que poderia custear os estudos dos nossos filhos. Revi uma jovem mãe, correndo entre o trabalho remunerado, os cuidados com o lar, a vigilância com os filhos, o medo com a doença dos pais...Nesse dia percebi muitas coisas. Muitos abraços perdidos, carinho adiado, palavra esquecida. Mas, em meio a tudo isso, pude ver muitos corações se enroscando, vitalizando, investindo fé e compaixão, tornando muitas vezes o testemunho individual suportável e comovente. Corações que muitas vezes se transformaram, esquecendo a própria dor, para acolher, confortar, inflar coragem.
Foi neste pequeno núcleo, que desafiadoramente, juntos aprendemos como caminhar neste mundo, onde cada dia é um belo presente de Deus. Sabendo que o nosso universo pessoal é repleto de possibilidades e que em cada decisão reside uma conquista, que poderá nos esvaziar ou colorir o espírito de luz, esperança e sentido.
Sonia Guzzi
Sonia Guzzi
Lindo momento em um dia encantado! Sonia, como é bom reviver momentos assim, encantados, o sol nos visitando, sem nenhum constrangimento, pois sabe que é sempre bem vindo, lindo, lindo tudo isso que escrevestes aqui!
ResponderExcluirAbraços amiga querida!
Ivone
E foi por causa desse zelo e cuidados de vcs que eu e meus irmãos hj somos pessoas de princípios e caráter...
ResponderExcluirBjs
Dega
È sempre surpreendente como nas paredes que nos acolhem sobrevivem os vestígios de nossos dias, perduram os sons que ali enchiam, os passos que ali percorreram dias,meses e anos constituindo nossa história, nossa vida.
ResponderExcluirClaro que encontraremos alguns vazios, mas encontraremos tbém muitos lugares repletos da vida vivida e acalentada no melhor de nós mesmos.
Uma bela visita ao passado, sempre presente, Sônia.
Bjos,
Calu
Neste ambiente maravilhoso que crescemos e tivemos uma infância maravilhosa!!! Quero inclusive aproveitar a oportunidade para dividir um resgate de princípios que tenho feito desde que a maternidade chegou em minha vida... A algum tempo que tenho pensado na educação que meus pais deram a mim e a meus irmãos no intuito de poder buscar mais apredizado e aplicá-lo com minha filha Sophia. E neste processo encontrei muitos momentos maravilhosos e também preciosidades como a que agora vou contar.
ResponderExcluirMorávamos numa cidade chamada Carajás no estado do Pará onde as casas, a água e a energia consumidas eram custeadas pelas empresas e não pelos funcionários. E lembro-me perfeitamente de meu pai falar: filha, quando vc estiver escovando os dentes feche a torneira!!! E eu respondia: mas a gente não paga!!! E ele sabiamente falava: nós não pagamos mas o planeta paga. Eu não entendia mas obedecia. A mesma coisa acontecia com a luz. Minha mãe naquela época já reaproveitava latinhas para fazer vasos com arranjos belíssimos de flores e eu perguntava: mãe, porque vc não compra o da loja que é mais bonito? E ela respondia: porque reaproveitar o que foi usado além de bonito faz bem ao planeta!!! Além disso, minha mãe ensinou-me como a natureza é bela, sensível e sábia. Como ela é generosa com seus temperos e ervas e que eu não poderia "amassar" a folhinha da plantinha porque assim ela chorava...Enfim, tudo isso aconteceu no início da década de 80 quando ninguém falava em sustentabilidade mas meus pais já preocupavam-se em formar cidadãos!!! Obrigado por tudo isso!!! Amo vc!!!
Nessa
Ola Amiga
ResponderExcluirQue Lindo texto!
Tocou meu coração!
Queria agradecer a sua presença no meu cantinho, seja sempre muito Bem vinda ao mundo magico do Coração!
Tenha um lindo dia
abraço amigo
Maria Alice
Passei por aqui.
ResponderExcluirhttp://mulheresprendadasxmulheresmodernas.blogspot.com/
Olá, QUERIDA
ResponderExcluirVIVER CADA DIA COMO PRESENTE DE DEUS É DOM...
BJM FESTIVO E ALEGRE
Olá minha querida amiga!!!
ResponderExcluirVim lhe visitar, deixar meu abraço e colocar meu bloco na rua. E dizer-lhe que sua "Escola" é tudo de bom.Nota 10 em todos os quesitos, 10 em "harmonia", 10 em "alegorias", 10 em "adereços" e principalmente 10 pelo "conjunto". Que sua "evolução" nunca se dissipe e que você seja sempre a campeã desse samba-enredo chamado "Vida".Nessa folia, sou arlequim de sua paz e de sua alegria em viver.Conte comigo para convencer os jurados, de que sua "Escola"(blog) é NOTA DEZ em tudo.Bom Descanso!!! Rubi Valente.
www.valentebrasil.blogspot.com
Obrigado pela visita no meu blog,
ResponderExcluiradorei aqui e tb já estou seguindo.
Beijos
Q]Boa tarde Amiga
ResponderExcluirObrigada pela sua linda visita ao meu cantinho, seja sempre muito bem vinda ao mundo magico do coração.
uma linda tarde para voce
Abraço amigo
Maria Alice
Olá amiga,
ResponderExcluirLinda sua narrativa, querida. Adorei sua postagem e, com o que você escreveu, relembrei antigos momentos de minha vida também.
Aí, bate aquela saudade enorme de tempos idos e de nossos amores queridos. Bela postagem! Parabéns, Soninha!
Quero convidá-la a conhecer meu novo blog, o RECANTO DA POESIA, no qual publico alguns artigos poéticos de minha autoria. Ficarei muito feliz e honrada com sua presença por lá. Espero que gostes.
Um carinhoso beijo, amiga.
Maria Paraguassu.
Sonia seu blog é lindo parabéns,visite o meu
ResponderExcluirabraço
acalenta
Sonia parabéns seu blog é lindo.
ResponderExcluirVisite o meu.
abraço
acalenta
Olá querida amiga Sonia!
ResponderExcluirAgradeço de coração por suas amáveis visitas ao meu blog e pelas palavras amigas e tão cheias de carinho. Ficarei feliz em sempre te ver por lá.
Parabéns pelos seus blogs e pela beleza do seu post! Me emocionei com seu texto, lindo, sensível, tocante... confesso que senti muita saudade!!
Um grande beijo.
Olá querida amiga Sonia!
ResponderExcluirAgradeço de coração por suas amáveis visitas ao meu blog e pelas palavras de conforto e carinho. Ficarei feliz em sempre te ver por lá.
Parabéns pelos blogs e pela bela postagem! Me emocionei com seu texto, lindo, sensível e tocante... confesso que me bateu uma saudade imensa!
Um grande beijo.
Oi Sonia,
ResponderExcluiralguns instantes valem por toda uma eternidade, ou por todo um passado de boas lembranças.
Um abraço!
Lindo texto! Poesia em forma de conto, crônica talvez...
ResponderExcluirParabéns!
OLá Sonia! Um texto encantador!!!envolvi-me completamente e vivenciei cada momento. Lindo demais!
ResponderExcluirVim agradecer sua presença no Sonhos e Artes e dizer que estou seguindo seu blog com carinho.
Bom final de semana.
Abraços, Josi.
Puxa vida Sonia, que bela maneira de Abril entra na sua casa. Acho que ele entrou assim em uma porção de casas, mas só os sensíveis conseguem enxergar. Eu gostei muito, muito do seu texto. Estou deixando um recado breve aqui, mas vou responder o seu Email já.
ResponderExcluirBeijos
Olá Sonia, vim retribuir a sua visita ao meu blog Mimos e Delicadezas com Gentilezas.
ResponderExcluirAdorei o seu cantinho e já estou ficando por aqui.
Que texto maravilhoso, emocionante.
Um ótimo feriado para você, daqui para frente nos veremos muito.
Beijos